Auxílio à pesquisa
Nosso sistema de pesquisa é dinâmico e, internamente, orgânico. Ou seja, os resultados das consultas realizadas são automaticamente estruturados pela relevância do "termo" dentro de todo nosso banco de dados.
Além disso, o motor inteligente de nosso algoritmo é capaz de detectar as palavras mais utilizados na busca, possibilitando obter os resultados esperados com mais facilidade.
Abaixo encontram-se explicações a respeito do sistema de pesquisa, com algumas informações e detalhes preciosos, como a utilização de "operadores de pesquisa". Possuímos três sistemas de pesquisas:
Global: Realizada por palavras digitadas e de forma dinâmica em todos os municípios cadastrados no sistema.
Específica: Semelhante a pesquisa global, mas restrita ao município selecionado.
Avançada: Pesquisa mais detalhada, com diversas possibilidades e campos de consulta.
Pesquisa Global
É o nome utilizado para a pesquisa realizada em todo o banco de dados, abrangendo todos os municípios devidamente cadastrados em nosso sistema.
Para realizar essa modalidade de pesquisa, selecione "PESQUISA GLOBAL" na página de pesquisa. Clique na imagem a seguir para visualizar:
Pesquisa Global - Formulário de pesquisa
Conforme se verifica da figura abaixo (clique para maiores detalhes), basta digitar o termo a pesquisar no campo apropriado que instantaneamente os resultados surgirão na tela.
No exemplo, pesquisamos pelo termo "saúde", o qual retornou resultados de dois municípios (fictícios: "modelândia" e "demonstração").
A existência da expressão "pesquisando em todos os municípios" demonstra que a pesquisa é "global" e será realizada em toda nossa base de dados
Pesquisa Específica
É o nome utilizado para a pesquisa realizada especificamente em determinado município cadatrado em nosso sistema.
Para realizar essa modalidade de pesquisa, selecione o Estado e o Município desejado na página de pesquisa e clique em pesquisar.
Pesquisa Específica - Formulário de pesquisa
Conforme se verifica da figura abaixo (clique para maiores detalhes), basta digitar o termo a pesquisar no campo apropriado que instantaneamente os resultados surgirão na tela.
No exemplo, pesquisamos pelo termo "saúde", o qual retornou resultados exclusivamente do município previamente selecionado (fictício: "modelândia").
A existência da expressão "pesquisando em 'nome do município'" demonstra que a pesquisa é "específica" e será realizada somente no município selecionado.
Operadores de pesquisa
Os operadores de pesquisa são "instruções" passadas no formulário de pesquisa que alteram significativamente os resultados obtidos.
Na imagem abaixo (clique para maiores detalhes), realizamos uma pesquisa por "saúde", mas, no caso, desejamos "excluir" todos os resultados retornados com a palavra "óbito". Para tanto, no campo de pesquisa, inserimos o operador "-" (sinal de subtração) antes do termo excluído, isto é, "saúde -óbito".
Existem diversos operadores que podem ser utilizados. Em uma consulta global, por exemplo, pode-se reordenar toda a lista de resultados acrescentando o operador "+" (sinal de adição) à frente da palavra/nome do município que deseja maior relevância/prioridade.
- + (soma): Indica que o termo pesquisado possui maior relevância, desejando prioridade a este termo na ordenação de resultados.
Exemplo: saúde +ambulância
- - (menos): Exclui o termo da lista de resultados. Pode ser um município, uma data, entre outras inúmeras possibilidades.
Exemplo: saúde -medicamentos
- > (maior) ou <(menor): Controla a relevância do termo pesquisado sem excluir ou reordenar a lista.
Exemplo: saúde >convênios
- * (asterisco): O asterisco é um curinga. Possui efeitos somente se utilizado após o termo ou parte do termo desejado. Ele faz com que o sistema busque toda e qualquer palavra que tenha correspondência com o termo digitado.
Exemplo: medi* retornará atos que contenham a palavra médico, medicamentos etc
- "" (aspas): Pesquisa exatamente pela expressão digitada.
Exemplo: "aquisição de ambulâncias".